Barata maranhensis
A Barata maranhensis é um tipo diferente de barata. Possui níveis de coragem nunca vistos pela humanidade e pelas companheiras da própria espécie. Esta subespécie tem mais brio do que um piloto kamikaze japonês ou um vietcongue. Seu ímpeto suicida se justifica pelas mesmas razões: elas estão convictas de que seu sacrifício irá levá-las a vencer a guerra. Não importa o número vertiginosamente crescente de baixas: sempre haverá mais soldadas dispostas a dar sua vida por essa causa.
No início, elas o atacam no seu sono. Aparentemente fracas e inofensivas, arremessam-se num ataque alucinado para cima de você, valendo-se de seu poder causador de nojo (ideologias e insetos tendem a causar reações biológicas semelhantes em humanos). Sua estratégia decorre do fator inesperado: você não entende o que está acontecendo. Com suas leves patas, percorrem seu corpo, um terreno aparentemente muito bem conhecido por elas, fazendo cócegas inexplicáveis para você por alguns segundos. Quando você percebe o que está ocorrendo, sua reação é explosiva: vou matar essa filha da puta. Às vezes você tenta, às vezes não.
Nas próximas vezes, elas se tornam mais corajosas ainda: atacam-no acordado. Sua reação raivosa é mais rápida, mas vem acompanhada de uma sensação de impotência: por mais baratas que eu mate, elas sempre irão retornar, provavelmente até em maior número e mais fortes. Lutar perde o sentido. Você bate em retirada sem anunciar sua rendição. Deixa de considerá-las suas inimigas. Pensa até em uma relação estratégica de camaradagem, ou mesmo numa amizade. É assim que elas vencem a guerra: pela insistência e pela resistência.
Temos muito a aprender com elas.
E não há dúvida de que, na futura luta apocalíptica entre as espécies restantes, nós já estaremos há muito tempo mortos e a Barata maranhensis iniciará o império mais resistente que existiu, facilmente derrotando a Barata paulistensis e a carioquensis.



Que texto mais bacana, bem escrito e elaborado... meu sonho escrever uma crônica assim. Parabéns, amei!! 👏🏻👏🏻👏🏻💜💜💜
ResponderExcluir