Dialética?
Hoje é dia de comemorar.
Quando acordo, essa é a frase que penso.
Pra cada cabelo que você perde, você ganha um segundo a mais de experiência. Pra cada mancha na pele e na alma, você acumula várias histórias pra contar. Pra cada doença que passa, você sente uma força que só os mais sábios possuem.
-
Hoje é dia de sofrer.
Quando acordo, essa é a frase que penso.
Pra cada segundo que passa, você perde vários cabelos. Pra cada história pra contar, você acumula inúmeras manchas na pele e na alma. Pra cada momento de força que sente, você passa por inúmeras horas de sofrimento.
-
Mas quem estou querendo enganar? Eu não penso em nada quando acordo. Dia e noite, sonho e realidade, passado e presente, causa e efeito se misturam numa sopa que tomo constantemente, feito um autômato, sem saber por quê.
Tese e antítese são ambas verdadeiras e falsas, ambas feitas do mesmo material: de humanidade.


Isso me faz lembrar o livro 'Meditações de Marco Aurélio',que são diários que o autor escreveu para se melhorar como pessoa. Um dos primeeiros conselhos que ele deu pra si mesmo se parece com o que vc escreveu aí
ResponderExcluir“Comece a manhã dizendo a si mesmo, eu me encontrarei com o intrometido, o ingrato, arrogante, enganador, invejoso, anti-social. Tudo isso acontece com eles por causa de sua ignorância do que é bom e mau.” (II,1)"
Isso tem o suposto objetivo de fazer a pessoa se preparar para o que vai vir de ruim em relação às coisas externas. Mas é assim:
Expectativa: já sei que coisas ruins vão acontecer, logo não vou me sentir tão mal pq já espero elas
Realidade: coisas ruins tão acontecendo e eu, esperando elas ou não, estou sendo atingido do mesmo jeito.
Acho que não existe conselho estoico ou postura otimista que funcione como pílula para impedir a gente de se sentir mal com certa frequência
coisa boa receber essa notificação
ResponderExcluir